Amabilíssimo: Caminho de Santa Paulina

O percurso inicia em Camboriú, na Casa Pastoral de Camboriúno Litoral Norte, e vai até Nova Trento, passando pelos bairros Campo Novo e Oliveira, em Tijucas; Moura, em Canelinha, e pelos bairros Espraiado II, Claraíba, Tirol em Nova Trento.

O caminho é inspirado no Caminho de Santiago de Campostela, na Espanha, e segue o trajeto feito pela própria Santa Paulina, primeira santa canonizada brasileira.

A peregrinação passa por uma estrada muito antiga do inicio do século XIX, boa parte dela em meio a Mata Atlântica. Pelo percurso, você pode ver cachoeiras, pássaros e pequenos animais silvestres, antigas plantações de fumo com suas estufas tradicionais, bicas de água e muito mais. Tudo isso torna esse roteiro muito atrativo, cultural e espiritual.

A ideia da criação da rota Caminho de Santa Paulina veio de anos de estudos e se baseou em uma descoberta histórica.  O historiador Isaque de Borba Corrêa descobriu uma ata do ano de 1899 que continha o registro da vinda de religiosos e uma banda musical de Nova Trento para uma festa de inauguração em uma Igreja Matriz em Camboriú. Entre esses religiosos estava Madre Paulina, ainda jovem.

A ata relata que, Santa Paulina percorreu o trajeto em um carro de boi, porém a romaria teve grandes dificuldades até chegar a Camboriú. As estradas eram de péssimas condições e ainda houve uma tempestade. Na redação do documento, fala o Padre anfitrião João Batista Petters, que os peregrinos pegaram fortes chuvas no caminho e a tormenta causou vários danos.

O carro de boi virou e os religiosos tiveram que encerrar o caminho a pé, foi tão forte a tempestade que avariou os instrumentos musicais da banda, quebrou um dos ” engenhos” (carro de boi), feriu o animal, feriu pessoas que chegaram todos ” ensopados e enlameados” na casa do Secretário da Comissão, um rico senhor português por nome de Antônio Maria de Souza, cuja mansão, serve hoje de Amparo a Casa Paroquial.

Horário de atendimento:
Diariamente

Contatos:
turismo@novatrento.sc.gov.br
http://www.madrepaulina.com
Secretaria de Cultura e Turism : (48) 3267-3234

Marco Vilarinho / Agente de Tu : (48) 99286-4962

REDES SOCIAIS

 Caminho de Madre Paulina

Caminho de Madre Paulina

Trecho dos Imigrantes

Trecho dos Imigrantes

Trecho Mata Atlântica

Trecho Mata Atlântica